Oculto #2 in conjunction with Oporto, in Portugal

Na sexta-feira, dia 10 de Fevereiro pelas 19 horas, o Oporto  lança-se à segunda sessão Oculta, numa tentativa de superar a precedente. Desta vez a noite estará a cargo de Alan Moore, artista plástico e historiador, que nos virá falar sobre o movimento associativo COLAB , as suas acções e membros. A  Colab, Collaborative Projects Inc., foi uma comunidade artistica de Lower East Side, uma network de esquerda, empenhada na troca livre de ideias e na discussão democrática de projectos para a reabilitação da cidade. Alan Moore focar-se-á nas estratégias de “sobrevivência” desta  comunidade de artistas, nos seus feitos e acções bem como no impacto que esta teve na definição da cena artistica Nova-iorquina do final dos anos 70 e princípio dos anos 80. Antecedendo a conversa, apresentaremos o filme “L.E.S.” de Colen Fitzgibbon, outra artista membro da Colab, filme sobre o colapso da ilha problemática de Manhattan, cujos habitantes idolatram o deus John Doe.

Tal como na primeira vez, a sessão acabará com um jantar gentilmente providenciado pelo publico.
Esta sessão é apoiada pela já mítica comunidade artística de Lisboa – ZDB.


Dado o limite de lugares agradecíamos que confirmassem a vinda.

Um abraço,

Coleen Fitzgibbon aka Colen Fitzgibbon é uma brilhante realizadora de filmes experimentais, discípula de Owen Land  aka George Landow, e colaboradora de Dennis Oppenheim, Gordon Matta-Clark e Les Levine. Em 1976 formou X&Y com Robin Winters e The Offices of Fend com Holzer, Nadin, Prince e Winters em 1978. Foi uma das fundadora da Colab, com outros quarenta artistas.

Alan W. Moore trabalhou com o grupo de artistas Colab e ajudou a criar o centro cultural  ABC No Rio. Escreve sobre arte, grupos de artistas, política e  squatters na Europa. Escreveu “Art Gangs: Protest and Counterculture in New YoYork City” (Autonomedia, 2011), e capítulos para “Alternative Art NY”, (ed. Blake Stimson & Gregory Sholette), “Collectivism after Modernism”, “Resistance: A Political History of the Lower East Side” (Clayton Patterson). De momento, Moore dirige “House Magic”, um projecto sobre centros auto-organizados de Ocupas.

This entry was posted in NEWS. Bookmark the permalink.